IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo de SP lança edital para estudos de concessão de marginais Pinheiros e Tietê

27/02/2019 15h24

SÃO PAULO (Reuters) - O governo do Estado de São Paulo publicou nesta quarta-feira chamamento público para estudos de concessão das marginais dos rios Pinheiros e Tietê, estabelecendo como condição a ausência de cobrança de pedágios dos usuários das vias que cortam a capital paulista.

Os estudos deverão incluir serviços de revitalização, modernização e manutenção das vias e o governo do Estado e a prefeitura paulistana esperam que até o final deste ano um modelo definitivo de concessão fique pronto para o lançamento de edital.

Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, a proposta não prevê a cobrança de pedágios, e sim que o futuro concessionário seja remunerado diretamente pelo poder público.

O chamamento para os estudos de concessão publicado no diário oficial do Estado faz menção a "receitas não tarifárias" como exploração de serviços de publicidade e prestação de outros serviços complementares pelos concessionários.

O governador de São Paulo, João Doria, estimou que os investimentos privados nas vias serão de 3 bilhões de reais, com a maior parte dos trabalhos sendo executados até 2022.

No chamamento, o governo paulista também prevê o recebimento de um segundo modelo de estudos focado no trecho da Rodovia Raposo Tavares, da marginal Pinheiros até o quilômetro 34.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição Paula Arend Laier)