IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Roberto Campos Neto toma posse hoje como novo presidente do BC

O economista Roberto Campos Neto - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O economista Roberto Campos Neto Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Marcela Ayres

28/02/2019 07h31

BRASÍLIA (Reuters) - O economista Roberto Campos Neto toma posse na manhã de hoje como novo presidente do Banco Central, conforme agenda pública do presidente Jair Bolsonaro.

A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto às 9h e será fechada à imprensa, sem previsão de fala das autoridades, informou a assessoria de imprensa do BC.

A transmissão de cargo pelo atual presidente da autarquia, Ilan Goldfajn, a Campos Neto ocorrerá depois do Carnaval, segundo o BC, que não detalhou a data da solenidade.

Em sabatina no Senado nesta semana, Campos Neto sinalizou em sua primeira fala pública que deve manter a atual postura do BC na condução da política monetária ao pontuar que cautela, serenidade e perseverança são valores que devem ser preservados.

Essas palavras vinham sendo utilizadas pelo BC para indicar que só a lenta atividade econômica e a inflação bem comportada não eram suficientes para abrir espaço para eventual queda da taxa básica de juros, estacionada há quase um ano na mínima histórica de 6,5% ao ano.

Antes de ser indicado ao comando do BC, Campos Neto atuava como diretor no Santander Brasil, sendo responsável pela Tesouraria do banco.

Neto do renomado economista liberal Roberto de Oliveira Campos, que foi ministro do Planejamento nos primeiros anos do regime militar, Campos Neto tem mestrado em Economia com especialização em Finanças na Universidade da Califórnia, além de mestrado em Matemática Aplicada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia.