Bolsas na Europa fecham em alta com apostas de acordo comercial EUA-China
LONDRES (Reuters) - O tom positivo prevaleceu nos principais mercados acionários europeus nesta segunda-feira, com ações cíclicas apresentando um desempenho melhor do que papéis defensivos, ajudadas por esperanças de um acordo para encerrar o embate comercial entres os Estados Unidos e a China.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,25 por cento, a 1.473 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,23 por cento, a 375 pontos, após atingir durante o pregão o nível mais alto desde 5 outubro.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, podem alcançar um acordo comercial formal em um encontro em 27 de março dado o progresso nas conversas entre os dois países, reportou no domingo o Wall Street Journal.
"Um acordo entre as duas maiores economias acabaria com o clima de incerteza que tem sido prejudicial para os ativos percebidos como mais arriscados, como as ações", disse Pierre Veyret, analista na ActivTrades.
"No entanto, os operadores já precificaram um potencial acordo e isso pode aumentar os riscos de queda, já que muitos aderem à regra: 'compre o boato, venda a notícia'", acrescentou.
O STOXX 600 acumula alta de mais de 11 por cento neste ano até o momento e pesquisa Reuters na semana passada mostrou que investidores esperam que o índice encerre o ano próximo dos níveis atuais.
Próximo do final da sessão, pesaram negativamente dados de construção mais fracos do que o esperado dos EUA que também minaram os negócios em Wall Street.
O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,25 por cento, a 1.473 pontos.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,39 por cento, a 7.134 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,08 por cento, a 11.592 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,41 por cento, a 5.286 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,11 por cento, a 20.718 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,09 por cento, a 9.259 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,72 por cento, a 5.276 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.