Província chinesa de Hebei cortará produção de aço para melhorar qualidade do ar
Por Muyu Xu e Tom Daly
PEQUIM (Reuters) - O maior polo siderúrgico da China, em Hebei, cortará 14 milhões de toneladas de capacidade anual de produção de aço neste ano e no próximo, na tentativa de melhorar a qualidade do ar, disse o chefe do Partido Comunista da província nesta quinta-feira.
Falando em uma reunião de delegados de Hebei no Congresso Nacional Popular em Pequim, Wang Dongfeng disse também que a província reduziria sua concentração de PM2.5 --partículas com menos de 2,5 micrômetros de diâmetro no ar-- em pelo menos 5 por cento este ano ante os níveis de 2018.
"Nós preferimos sacrificar o PIB para proteger o céu azul em Pequim. Essa é uma tarefa política", disse Wang.
Hebei fica nas proximidades de Pequim, no norte da China, e tem sido culpada por grande parte da poluição que se espalha sobre a capital chinesa.
Apesar dos fechamentos de capacidade, a província produziu cerca de 237 milhões de toneladas de aço bruto em 2018, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas, cerca de 50 milhões de toneladas a mais que em 2014 e representando mais de um quarto do total produzido na China, o maior produtor global de aço.
As oito cidades de Hebei que estão sujeitas a controles especiais de poluição também viram o problema aumentar neste inverno, com o PM2.5 médio atingindo 91 microgramas de outubro a fevereiro, um aumento de 11 por cento em relação ao ano anterior, de acordo com cálculos da Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.