IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de veículos no Brasil em fevereiro sobe quase 30% no mês

Marcelo Rochabrun

11/03/2019 11h42

SÃO PAULO (Reuters) - A produção brasileira de veículos disparou 29,9% em fevereiro na comparação com janeiro, informou hoje a associação de montadoras, Anfavea.

A indústria produziu 257,2 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em fevereiro, acumulando no bimestre um crescimento de 5,3%, a 455,3 mil unidades, segundo os dados da entidade.

O desempenho ocorreu apesar de fevereiro ser um mês mais curto que janeiro e da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) estar parada desde que a montadora norte-americana anunciou em 19 de fevereiro que vai fechar a unidade até o final deste ano.

Na comparação com fevereiro de 2018, a indústria teve uma produção 20,5% maior no mês passado.

Já as vendas recuaram 0,6% na comparação mensal, mas subiram 26,6% na relação anual, para 198,6 mil veículos. Nos dois primeiros meses do ano, os licenciamentos somaram 398,4 mil unidades, alta de 17,8% sobre um ano antes.

As exportações em fevereiro recuaram quase 39% na comparação anual, segundo os dados da Anfavea.

O presidente da Anfavea, Antonio Megale, afirmou que o plano do governo de São Paulo lançado na semana passada para dar desconto de ICMS para montadoras que investirem pelo menos 1 bilhão de reais no Estado é positivo para o setor. Mas ele alertou que o impacto positivo da medida não vai vir no curto prazo.

"Qualquer coisa que reduza impostos é positivo", afirmou Megale a jornalistas.

Veja dicas para economizar combustível no seu carro

UOL Carros