IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Superávit comercial da UE com EUA aumenta, déficit com China cresce

18/03/2019 08h24

BRUXELAS (Reuters) - O superávit comercial da União Europeia com os Estados Unidos e seu déficit com a China aumentaram em janeiro, servindo como um potencial combustível para conflitos comerciais entre as maiores economias do mundo.

O superávit da UE em bens com os EUA aumentou para 11,5 bilhões de euros em janeiro, de 10,1 bilhões em janeiro de 2018, informou a agência de estatísticas Eurostat.

Com a China, o déficit da UE também subiu a 21,4 bilhões de euros, de 20,8 bilhões um ano antes.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem repetidamente reclamado do superávit comercial da Europa com seu país, impondo tarifas para conter as importações de aço e alumínio da UE e ameaçando fazer o mesmo para o comércio de carros e autopeças.

O superávit comercial da China com a União Europeia também é fonte de tensão entre os dois, com o bloco adotando uma postura mais firme contra Pequim, por exemplo determinando um plano de 10 pontos para equilibrar os laços econômicos e forçar a abertura da China.

Como um todo, o déficit comercial da UE em bens foi de 24,9 bilhões de euros em janeiro, de 21,4 bilhões no mesmo mês de 2018. Para a zona do euro, o superávit comercial caiu a 1,5 bilhão de euros, de 3,1 bilhões.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)