IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Parlamentares lançam frente e criticam "desmonte" da Previdência

20/03/2019 14h10

BRASÍLIA (Reuters) - Partidos da oposição lançaram nesta quarta-feira a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de reforma do sistema previdenciário enviada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro por considerar que implica em um “desmonte” da aposentadoria dos brasileiros.

Um dos coordenadores da frente, o líder do PDT, André Figueiredo (CE), afirmou que atualmente há 135 parlamentares nos partidos considerados de oposição. Por isso mesmo, o deputado quer buscar o apoio de integrantes de Solidariedade, Podemos, Avante e outros partidos considerados de centro “para não deixarmos essa perversidade passar”.

“O que a gente vê é uma campanha completamente voltada a dizer ‘essa reforma vai acabar com privilégio’. Mentira”, disse o líder do PDT no lançamento da frente, apoiada por centrais sindicais, organizações e movimentos sociais.

“Nós precisamos levar a todos os brasileiros, que isso é o fim da aposentadoria do Brasil, que é desrespeito àqueles que sempre contribuíram. E não vão ter direito a uma regra de transição minimamente justa”, afirmou.

Figueiredo critica ainda o fato de a reforma encaminhada pelo governo retirar da Constituição uma série de regras previdenciárias, remetendo sua definição a leis complementares, que exigem um quórum menor para serem aprovadas.

Por se tratar de uma PEC, a reforma do governo Jair Bolsonaro precisa de 308 votos no mínimo, em dois turnos de votação, para passar pelo plenário da Câmara.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)