IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro cai na China ainda pressionado por retomada de mina da Vale

21/03/2019 09h26

PEQUIM (Reuters) - Os preços do minério de ferro na China não mantiveram os ganhos iniciais nesta quinta-feira, uma vez que o potencial reinício das operações em uma grande mina da Vale superou o efeito gerado pela paralisação de um projeto menor da mineradora brasileira.

A Vale informou na quarta-feira que suspendeu as atividades em sua mina Alegria, em Minas Gerais, depois que um teste de estresse não garantiu a estabilidade da estrutura. A companhia disse que o impacto na produção de minério de ferro seria de 10 milhões de toneladas por ano.

"Não esperamos um fechamento prolongado na Alegria, mas este anúncio é mais uma prova do risco e da incerteza em torno da oferta de minério de ferro brasileiro", disse o Jefferies em nota, calculando que os fechamentos de minas anunciados ou previstos pela Vale desde a tragédia de Brumadinho (MG), em janeiro, alcançam 90 milhões de toneladas por ano.

A Vale disse na terça-feira que um tribunal local abriu caminho para a retomada das operações na mina de Brucutu. Na véspera, informou que o governo mineiro providenciou a devolução de licença para a empresa trabalhar na mina, sua maior no Estado.

O contrato do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Dalian chegou a subir 1,4 por cento, para 622 iuanes (93,18 dólares) por tonelada, antes de fechar em queda de 0,2 por cento, a 612 iuanes, o menor patamar de fechamento desde 13 de março.

"As notícias do dia anterior ainda estão tendo impacto", disse Zhao Xiaobo, analista da Sinosteel Futures em Pequim.

O minério de ferro em Dalian ganhou 24,4 por cento este ano devido a temores de restrições de oferta após o colapso da barragem em 25 de janeiro.

Enquanto isso, o contrato do vergalhão de aço mais ativo na Bolsa de Futuros de Xangai chegou a avançar 1,2 por cento, para uma máxima em uma semana de 3.826 iuanes por tonelada, antes de fechar em queda de 0,3 por cento, a 3.772 iuanes por tonelada,

(Por Tom Daly)