IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Glencore suspende operações em mina de zinco australiana por chegada de ciclone

22/03/2019 13h50

MELBOURNE (Reuters) - A gigante de commodities Glencore informou nesta sexta-feira que suspendeu operações em sua mina de zinco McArthur River, no norte da Austrália, conforme um ciclone se aproxima.

Autoridades declararam estado de emergência na região pela aproximação do ciclone tropical Trevor, com o departamento nacional de meteorologia afirmando nesta sexta-feira que a tempestade se intensificava e alertando para um "impacto severo" diante da chegada do fenômeno, no domingo pela manhã.

Ao mesmo tempo, áreas mais a oeste se preparam para a chegada de outro ciclone, chamado Veronica, com importantes portos de minério de ferro sendo evacuados.

"(A mina de McArthur River) está se preparando para o ciclone Trevor em consonância com nossos procedimentos padrões para ciclones", disse um porta-voz da Glencore em comunicado enviado à Reuters por e-mail.

"Estamos suspendendo operações de mineração no local e operações de embarques na unidade de carregamento de Bing Bong."

A situação ocorre após a também gigante de commodities Rio Tinto suspender na quarta-feira as operações de mineração de bauxita em Weipa, extremo nordeste do país, antes do ciclone.

Enquanto isso, Rio, BHP e Fortescue retiraram seus navios de portos antes do ciclone Veronica, que tem chegada esperada para domingo ao sul do maior centro de exportação de minério de ferro do mundo, Port Hedland.

(Reportagem de Melanie Burton)