IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Diplomata israelense diz que viagem de Bolsonaro terá foco na economia

25/03/2019 13h06

BRASÍLIA (Reuters) - O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, afirmou nesta segunda-feira que a viagem do presidente Jair Bolsonaro a seu país terá como prioridade a área econômica, tirando o foco sobre eventual mudança da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

“Não falamos sobre isso”, respondeu, questionado sobre novidades em relação à mudança da representação brasileira em Israel, acrescentando que “a visita econômica é mais importante”.

“Quem vai com ele (Bolsonaro) vai ser muito feliz com essa agenda, uma agenda mais econômica.”

O cronograma da viagem de Bolsonaro a Israel no fim do mês, a poucos dias de uma eleição naquele país, deve incluir conversas entre representantes de empresas dos dois países, além de audiências entre o presidente brasileiro e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que tenta a reeleição.

Segundo Shelley, há previsão de assinatura de acordos, como na área de Ciência e Tecnologia, envolvendo conhecimento sobre a tecnologia de satélites, e outro na área de carne resfriada. O embaixador não forneceu detalhes sobre os acordos.

Bolsonaro chegou a prometer, durante a campanha eleitoral e depois de eleito, a transferência da embaixada, medida defendida pela bancada evangélica, uma das primeiras a declarar apoio ao então candidato. O compromisso, no entanto, se choca com interesses comerciais com países árabes e entrou em banho maria.

Na semana passada, em entrevista para fazer um balanço da viagem do presidente aos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, evitou responder se já uma decisão tomada sobre essa questão.

Na ocasião, Araújo argumentou que a mudança envolve uma série de sensibilidades, mas procurou ressaltar que uma maior aproximação com Israel não implica um rebaixamento na relação com os países árabes.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)