IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índices caem diante de crescentes temores com economia dos EUA

27/03/2019 18h12

NOVA YORK (Reuters) - As bolsas norte-americanas fecharam em queda nesta quarta-feira, com a baixa dos rendimentos dos Treasuries e uma inversão prolongada na curva de juros alimentando temores de uma desaceleração econômica nos EUA.

O índice Dow Jones caiu 0,13 por cento, a 25.625 pontos. O S&P 500 perdeu 0,46 por cento, para 2.805 pontos. E o Nasdaq cedeu 0,63 por cento, a 7.643 pontos.

A taxa do Treasury de 10 anos caiu, mas se manteve acima das mínimas em 15 meses atingidas recentemente, com os investidores atentos aos sinais "dovish" de vários bancos centrais pelo mundo.

A curva de juros inverteu pela primeira vez desde 2007 na sexta-feira e, se a inversão persistir, alguns especialistas dizem que pode indicar uma recessão em um ou dois anos.

Ações de empresas dos setores bancário e financeiro caíram, com o índice S&P 500 para o setor financeiro em baixa de 0,4 por cento.

"A curva de juros invertida preocupa os investidores e é por isso que as ações estão caindo. É definitivamente um indicador de desaceleração da economia. Se entrará em recessão ou não, ninguém realmente sabe. Mas vai impor uma pausa no mercado", disse Alan Lancz, presidente da Alan B. Lancz & Associates.

As preocupações com o crescimento global aumentaram recentemente, em meio a dados econômicos fracos. Na semana passada, o Federal Reserve abandonou as projeções para qualquer aumento das taxas de juros neste ano.

O Banco Central Europeu (BCE) tornou-se o mais recente banco central a adiar o plano de aumento das taxas, em meio a crescentes ameaças ao crescimento.

(Por Caroline Valetkevitch; reportagem adicional de Shreyashi Sanyal e Amy Caren Daniel)