IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carrefour cortará 1.229 empregos na França, diz sindicato

28/03/2019 10h18

PARIS (Reuters) - O Carrefour planeja cortar 1.229 empregos ao reduzir suas grandes lojas de hipermercados na França em um plano para impulsionar as vendas e os lucros da maior varejista da Europa, disse o sindicato de trabalhadores Force Ouvriere à Reuters.

O plano, que está sendo discutido com os sindicatos FO, CFDT e CFE-CGC, implica a saída através de um acordo convencional de negociação coletiva, disse o representante Force Ouvriere, Michel Enguelz.

O Carrefour havia confirmado anteriormente à Reuters que estava discutindo um acordo convencional de negociação coletiva, mas a empresa não especificou números sobre possíveis perdas de emprego.

Os prováveis cortes e reduções resultarão em cortes de gerentes e automatização de postos de gasolina.

Em janeiro de 2018, o Carrefour lançou um plano de cinco anos para cortar custos, impulsionar o investimento em comércio eletrônico e buscar uma parceria na China com a gigante de tecnologia Tencent.

O plano inclui, notavelmente, a expansão de lojas de conveniência para reduzir a exposição a grandes lojas de hipermercados e ter um foco maior em produtos orgânicos e marcas próprias.

O Carrefour alcançou uma economia de 1,05 bilhão de euros em 2018, o primeiro ano do plano.

(Por Pascale Denis e Dominique Vidalon)