VW e Ford se aliam para desenvolver picape; conversas sobre carros autônomos continuam
Por Jan Schwartz
HANOVER (Reuters) - A Volkswagen assinou um acordo para desenvolver uma caminhonete com a rival norte-americana Ford e continua as discussões sobre a ampliação de sua aliança para incluir serviços autônomos de direção e mobilidade, informou a montadora alemã nesta quinta-feira.
Em junho, a VW e a Ford disseram que estavam em negociações para desenvolver uma série de veículos comerciais, depois estendendo as discussões para incluir carros elétricos e autônomos como parte de uma aliança projetada para economizar bilhões em custos.
"Estamos em conversas construtivas sobre a participação na Argo, a divisão da Ford para condução autônoma. Uma empresa conjunta para oferecer mobilidade como serviço também é uma possibilidade", disse o executivo-chefe de veículos comerciais da Volkswagen, Thomas Sedran, na quinta-feira.
As negociações serão concluídas nos próximos meses, afirmou Sedran.
A porta-voz da Ford, Jennifer Flake, acrescentou que as discussões com a Volkswagen foram produtivas, mas se recusou a fornecer mais detalhes.
A Ford comprou a Argo AI, uma startup autônoma sediada em Pittsburgh, em 2017, mas a empresa e outras montadoras têm buscado alianças e investidores externos nos últimos anos em razão dos crescentes custos para desenvolvimento de carros autônomos.
A VW informou que assinou um contrato com a Ford para desenvolver um sucessor para sua picape VW Amarok. A Ford tem uma plataforma para sua picape Ranger de médio porte, o que poderia ajudar a VW a reduzir os custos de desenvolvimento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.