IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Órgão supervisor de dados da Europa investiga software da Microsoft usado pela UE

08/04/2019 11h12

BRUXELAS (Reuters) - O órgão supervisor de proteção de dados da União Europeia (UE) informou nesta segunda-feira que está investigando se os produtos fornecidos pela gigante dos softwares Microsoft a instituições do bloco cumprem suas novas regras de proteção de dados.

Em novembro, o governo holandês levantou preocupações em um relatório sobre a coleta de dados feita através do Microsoft ProPlus, que inclui softwares populares como o Microsoft Word e o Microsoft Outlook.

"Qualquer instituição da UE que utilize os aplicativos da Microsoft investigados neste relatório provavelmente enfrentará problemas semelhantes aos encontrados pelas autoridades públicas nacionais", disse a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados (EDPS, na sigla em inglês) em um comunicado.

A EDPS afirmou suspeitar que as instituições que utilizam o software Microsoft Office ProPlus podem enfrentar "riscos maiores para os direitos e liberdades das pessoas".

O órgão disse que iria verificar quais aplicativos da Microsoft são usados pelas instituições da UE. A investigação examinará se os acordos contratuais entre a empresa dos EUA e as instituições da UE para processar dados pessoais estão "totalmente em conformidade" com as novas Regras Gerais de Proteção de Dados (GDPR) que entraram em vigor no ano passado.

Instituições da UE, como a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, confiam nos serviços e produtos da Microsoft para realizar suas atividades diárias, disse o supervisor.

(Por Francesco Guarascio)