IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petroleiros contestarão venda da TAG pela Petrobras

08/04/2019 20h35

SÃO PAULO (Reuters) - A Federação Única dos Petroleiros (FUP) contestará na Justiça a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), unidade de gasodutos da Petrobras, negociada por 8,6 bilhões de dólares para o grupo francês Engie e o fundo canadense CDPQ.

Segundo nota da FUP nesta segunda-feira, o acordo anunciado na última sexta-feira foi realizado "à revelia da decisão cautelar do Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a venda de ativos de empresas públicas sem autorização do Legislativo".

Lewandowski é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada por entidades sindicais que integram o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, do qual a FUP faz parte.

A Petrobras acabou por retomar a concorrência para a venda da TAG e outros ativos em janeiro, com base em avaliação da Advocacia Geral da União (AGU) de que a empresa atende requisitos do próprio STF para alienar subsidiárias. Também foi derrubada uma liminar que impedia a negociação da empresa.

Procurada nesta segunda-feira, a Petrobras afirmou que não vai comentar o assunto.

(Por Roberto Samora)