IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tribunal condena BSG a pagar US$1,24 bi à Vale em caso sobre Simandou, diz mineradora

09/04/2019 18h33

SÃO PAULO (Reuters) - A Vale informou nesta terça-feira que foi notificada da decisão proferida por um tribunal arbitral em Londres condenando a BSG Resources Limited a pagar à mineradora brasileira 1,246 bilhão de dólares, mais juros e despesas, em um caso envolvendo uma joint venture para exploração de minério de ferro na região de Simandou, na República da Guiné.

Segundo nota da companhia, houve fraude e violações de garantia pela BSGR, que teria induzido a Vale a constituir a joint venture.

Em 2014, a República da Guiné revogou essa concessão com base em evidências de que a BSGR teria obtido a área minerária por meio de atos de corrupção envolvendo autoridades do país africano.

A Vale lembrou que o governo da Guiné concluiu na época que a companhia brasileira não participou de forma alguma nesses atos de corrupção.

A empresa brasileira afirmou que pretende tomar todas as medidas legalmente cabíveis para execução dessa decisão arbitral. "Entretanto, não há quaisquer garantias quanto ao prazo e ao valor do recebimento."

(Por Roberto Samora)