IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE vai considerar transmissão de política e economia em preços da TLTRO, diz Draghi

10/04/2019 10h30

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu levará em conta a maneira como a política monetária está sendo transmitida, bem como as perspectivas econômicas para estabelecer os termos de sua nova série de empréstimos baratos de dois anos para os bancos, disse o presidente do BCE, Mario Draghi, nesta quarta-feira.

O BCE anunciará os termos precisos da Operação de Refinanciamento de Longo Prazo Direcionada (TLTRO III, na sigla em inglês) em uma futura reunião, disse Draghi em entrevista coletiva após o banco ter deixado a política monetária inalterada como esperado.

O banco revelou a nova TLTRO no mês passado. A medida terá início em setembro e visa ajudar os bancos a atender às necessidades de financiamento e garantir que o crédito continue fluindo para a economia.

O preço dos empréstimos "levará em conta uma avaliação completa do canal de transmissão da política monetária baseado em bancos, bem como os desenvolvimentos futuros na perspectiva econômica", disse Draghi.

Ele disse que o Conselho do BCE não discutiu os termos da TLTRO na reunião desta quarta-feira, nem os prós e contras das medidas de mitigação.

(Por Francesco Canepa)