IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Genial e Brasil Plural estudam abertura de banco digital até fim do ano, diz copresidente

Por Paula Arend Laier

11/04/2019 14h17

SÃO PAULO (Reuters) - O corretora Genial e o banco Brasil Plural estão com estudos "bem adiantados" para a criação de um banco digital em parceria, que deve entrar em operação ainda este ano, disse o copresidente da Genial Investimentos, Claudio Pracownik.

"Não vai demorar...estamos trabalhando para este ano ter pelo menos o primeiro módulo no ar", afirmou em entrevista à Reuters o executivo, que também faz parte do comitê executivo do Brasil Plural, controlador da Genial.

Ele explica que para o banco é fundamental ter a Genial para alavancar o negócio de banco digital, enquanto, do lado da corretora, é essencial garantir independência ao cliente, fazer com que o dinheiro não precise sair da Genial.

Atualmente, a Genial tem uma base de 150 mil clientes, com 28 bilhões de reais sob custódia. Eles podem transferir recursos para a conta da corretora, mas não pagar contas, ter cartão de crédito ou débito, ou enviar dinheiro a terceiros. "A gente vai ter que ter isso", reforçou Pracownik.

O banco digital é mais uma empreitada da corretora, que desde meados de 2018 vem passando por uma reorganização, com especial atenção para o ambiente digital, tanto em termos de processos como serviços.

Entre as iniciativas está o lançamento de uma rede social para investidores e também a contratação de um "chief digital officer (CDO)". O grupo também tem aumentado sua presença em canais como o YouTube, atentos ainda à educação financeira.

Parte dos ajustes na Genial tem de pano de fundo perspectivas favoráveis para o mercado brasileiro, na esteira de uma aguardada retomada da economia e da confiança de investidores, com potenciais reflexos no mercado de capitais. A reformulação da empresa também ocorre enquanto grifes como BTG Pactual reforçam atuação em estratégias digitais no país.

Pracownik afirma que continua otimista com a economia brasileira e o negócio, e que tal cenário se confirmou no resultado dos primeiros meses do ano, com as metas de 2019 já sendo revisadas para cima. "Percebemos que fomos modestos", afirmou, sem detalhar sobre as novas metas.

Ele disse, contudo, que os números indicam que, no primeiro trimestre de 2019, a Genial já captou o equivalente a 90 por cento do que captou durante todo o ano de 2018.

Apenas nos dois primeiros meses do ano, a captação líquida da Genial foi 130 por cento maior do que a registrada nos dois primeiros meses do ano passado. O número de clientes cresceu 270 por cento na mesma base de comparação.

Para tal resultado, ele afirma, a Genial, que tem entre seus sócios o tenista Gustavo Kuerten, aposta em crescimento orgânico por ora, com uma eventual aquisição de outra corretora não fazendo parte da estratégia de expansão até o fim de desse ano.