IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CEO da Petrobras admite ligação de Bolsonaro sobre preços, mas defende autonomia

12/04/2019 19h58

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, confirmou nesta sexta-feira que recebeu uma ligação do presidente Jair Bolsonaro na noite da quinta-feira a respeito do aumento do preço do diesel anunciado mais cedo naquele dia pela empresa, de acordo com comunicado.

Castello Branco disse em nota que considerou "legítima" a preocupação do presidente antes de decidir suspender o reajuste de 5,7 por cento no valor do combustível nas refinarias, o que gerou reação negativa no mercado, mas defendeu que não houve interferência do Executivo na ação.

"Reitero que a Petrobras é uma empresa completamente autônoma para a tomada de decisões, coerente com seus fins institucionais e que sempre buscará a defesa do interesse dos seus acionistas e do Brasil", afirmou ele.

O CEO acrescentou que suspendeu o reajuste "com base em cálculos técnicos e na posição de instrumentos de hedge para sua proteção contra prejuízos".

Antes, o Ministério de Minas e Energia afirmou em nota que a diretoria executiva da Petrobras "possui autonomia", reafirmando "seu compromisso de não intervenção no mercado". A pasta disse ainda que seguirá "em diálogo com os envolvidos na busca pelas soluções mais adequadas".

(Por Gabriel Araujo)