IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Citigroup tem lucro acima do esperado com impulso de banco de investimento

15/04/2019 10h10

(Reuters) - O Citigroup divulgou um lucro trimestral melhor do que o esperado nesta segunda-feira, impulsionado por um aumento nas receitas de banco de investimento e menores despesas.

A receita de banco de investimento aumentou 20 por cento, para 1,4 bilhão de dólares, conforme o forte crescimento em assessoria e subscrição de dívida grau de investimento mais do que compensou a queda na subscrição de ações.

As negociações com títulos subiram 1 por cento, em contraste com o Goldman Sachs e o JPMorgan, que divulgaram queda nessa métrica.

Mas um declínio de 24 por cento nas negociações com ações pressionou a receita do Citi, que caiu 2 por cento, para 18,58 bilhões de dólares, e ficou um pouco abaixo das estimativas dos analistas.

A receita do banco de varejo, o maior negócio do banco, ficou estável, em 8,5 bilhões de dólares, devido à fraqueza na Ásia.

No começo deste ano, o banco disse que ganharia 2 bilhões de dólares a mais em receita com atividades de empréstimo do que em 2018.

Os empréstimos totais no terceiro maior banco dos EUA por ativos aumentaram 3 por cento, para 682,3 bilhões de dólares, enquanto os depósitos cresceram 5 por cento, para 1,03 trilhão de dólares, excluindo as flutuações cambiais.

A margem financeira líquida do Citi (NIM, na sigla em inglês), uma medida observada de perto, subiu 8 pontos-base, para 2,72 por cento no trimestre, enquanto as despesas operacionais totais caíram 3 por cento, para 10,58 bilhões de dólares.

O lucro líquido subiu para 4,71 bilhões de dólares, ou 1,87 dólar por ação, no primeiro trimestre encerrado em 31 de março, de 4,62 bilhões de dólares, ou 1,68 dólar por ação, um ano antes.

Analistas esperavam um lucro de 1,80 dólar por ação, segundo dados do IBES da Refinitiv.

(Reportagem de Imani Moise em Nova York e Sidharth Cavale em Bengaluru)