IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bank of America tem receita abaixo do esperado no 1º tri

16/04/2019 09h44

Por Matt Scuffham e Siddharth Cavale

(Reuters) - O Bank of America divulgou nesta terça-feira receita de primeiro trimestre abaixo do esperado pelo mercado, mas o lucro do banco norte-americano superou as expectativas de Wall Street depois que a instituição reduziu despesas e ampliou carteira de crédito.

O segundo maior banco dos Estados Unidos em ativos acompanhou rivais domésticos ao ter dificuldade em elevar a receita no trimestre passado e sofrido com queda no faturamento com operações de corretagem.

Volatilidade menor fez as receitas dos bancos dos EUA com mercados de capitais recuar durante o primeiro trimestre. Enquanto isso, preocupações sobre uma possível recessão no país fizeram famílias e empresas serem mais cautelosas ao se endividarem. Isso deixou os bancos dependendo de cortes de despesas para ampliar o lucro.

O JP Morgan, maior banco dos EUA em ativos, foi a exceção até agora, elevando receitas e superando expectativas do mercado, além de registrar alta de despesas com investimento em tecnologia.

O Bank of America teve alta de 3 por cento nos empréstimos para consumidores e alta de 4 por cento nos financiamentos para empresas no primeiro trimestre. O banco se beneficiou de quatro aumentos de juros nos EUA em 2018 e ganhou impulso com um forte mercado de trabalho que manteve os índices de inadimplência controlados.

A resultado da intermediação financeira (NII, na sigla em inglês), a diferença entre o que um banco fatura com empréstimos e o que paga sobre os depósitos, subiu 5 por cento, para 12,38 bilhões de dólares.

Mas a receita com operações de corretagem recuou 17 por cento. A receita com operações com ações caiu 22 por cento e o faturamento com renda fixa caiu 8 por cento.

O lucro líquido atribuível a acionistas subiu 6 por cento, para 6,87 bilhões de dólares. Excluindo eventos não recorrentes, o Bank of America teve lucro de 0,71 dólar por ação, superando a expectativa média de analistas de 0,66 dólar, segundo dados da IBES Refinitiv.

A receita, líquida de despesas com juros, caiu de 23,1 bilhões para 23 bilhões de dólares no período, ficando abaixo dos 23,3 bilhões esperados por analistas.