IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China quer atrair mais investimento estrangeiro em títulos e ações

18/04/2019 08h37

PEQUIM (Reuters) - A China quer atrair mais investimento estrangeiro em ações e títulos conforme o país abre seu mercado de capital, afirmou nesta quinta-feira o regulador cambial.

Existe espaço significativo para investidores estrangeiros comprarem títulos e ações chineses uma vez que suas carteiras desses instrumentos respondem por apenas 2 a 3 por cento do total, disse Wang Chunying, porta-voz da Administração Estatal de Moeda Estrangeira, em entrevista à imprensa.

"A China vai se tornar um importante destino de alocação de diversificados ativos para investidores globais no futuro, segundo a política de maior abertura e facilitação", disse Wang.

Instituições internacionais compraram 9,5 bilhões de dólares em títulos chineses e 19,4 bilhões de dólares em ações chinesas listadas no primeiro trimestre de 2019, disse ela.

Wang também afirmou que a China vai melhorar os canais para abertura de seu mercado interbancário de títulos.

Ao comentar a postura de política monetária do Federal Reserve, ela disse que será favorável ao fluxo de capital do país, e espera que os fluxos internacionais permaneçam estáveis apesar de algumas incertezas.

O banco central norte-americano suspendeu as altas de juros neste ano diante do aumento dos riscos econômicos globais.

Wang disse que a China vai garantir a segurança de suas reservas cambiais, reafirmando a promessa de melhorar o regime do iuan e a flexibilidade das negociações na moeda.

(Reportagem de Kevin Yao e Lusha Zhang)