IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo sobe com sinais de aperto na oferta mundial

18/04/2019 17h30

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo avançaram nesta quinta-feira, com preços sustentados por uma queda nas exportações da Arábia Saudita, líder da Opep, e por recuos no número de sondas de petróleo em operação e nos estoques do produto nos Estados Unidos.

Os futuros do petróleo Brent fecharam a 71,97 dólares, alta de 0,35 dólar, ou 0,49 por cento, próximos da máxima de cinco meses de 72,27 dólares, batida na quarta-feira. O valor de referência internacional registrou seu quarto ganho semanal consecutivo, avançando 0,6 por cento.

Já os futuros do petróleo norte-americano encerraram a sessão a 64 dólares por barril, alta de 0,24 dólar, ou 0,38 por cento. O contrato avançou 0,2 por cento na semana, em seu sétimo ganho semanal seguido.

As exportações de petróleo da Arábia Saudita recuaram em 277 mil barris em fevereiro, para pouco menos de 7 milhões de barris por dia, em comparação com o mês anterior, segundo dados da Iniciativa Conjunta de Dados de Organizações (Jodi, na sigla em inglês).

Os estoques de petróleo bruto, refinado e gasolina dos EUA caíram nesta semana, com o petróleo bruto registrando um surpreendente recuo, o primeiro em quatro semanas, mostraram nesta quarta-feira dados da Administração de Informação de Energia (AIE) norte-americana.

"Acredito que é muito claro que ofertas apertadas e temores de um crescimento da demanda dão impulso ao mercado para essas máximas de cinco meses", disse Gene McGillian, vice-presidente de pesquisa de mercado da Tradition Energy.

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres, Aaron Sheldrick, Colin Packham e Jane Chung)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447745))

REUTERS GA MPP