IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exportação de minério de ferro do Brasil mantém queda acentuada em abril até 3ª semana

22/04/2019 18h58

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ritmo das exportações de minério de ferro do Brasil na terceira semana de abril teve leve recuperação ante o período anterior, apesar de manter queda acentuada ante o ano anterior, em meio aos impactos relacionados ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG), da Vale, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.

No acumulado do mês até a terceira semana de abril, o Brasil exportou em média 796,2 mil de toneladas ao dia, ante 747,6 mil de toneladas da média verificada em abril até a segunda semana, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do governo brasileiro.

Em março, no entanto, a média diária dos embarques de minério de ferro pelo Brasil havia somado 1,17 milhão de toneladas, enquanto em todo abril do ano passado foi de 1,23 milhão de toneladas.

Na semana passada, a Vale obteve autorização para voltar a operar a mina de Brucutu, sua maior produtora de minério de ferro de Minas Gerais, com capacidade para produzir 30 milhões de toneladas anuais, o que poderia dar algum impulso aos embarques no próximo mês.

Nesta segunda-feira, a Vale confirmou que Brucutu já retornou à operação, mas não entrou em detalhes sobre quando ocorreu a retomada e se foi possível atingir 100 por cento da produção novamente.

Até a terceira semana de abril, o que compreende 14 dias úteis, o país exportou um total de 11,15 milhões de toneladas de minério de ferro. Já em todo o mês de março, os embarques somaram 22,18 milhões de toneladas, enquanto em abril de 2018 foram de 25,88 milhões de toneladas.

A Vale foi levada a interromper operações em diversas minas, após o rompimento de sua barragem em 25 de janeiro, até que seja possível concluir trabalhos necessários em busca de maior segurança das operações.

O rompimento da barragem em Brumadinho causou grande desastre, atingindo com rejeitos da mineração mata, instalações da própria Vale, além de comunidades e rios da região, incluindo o importante rio Paraopeba.

A defesa civil contabilizou até o momento 231 mortos confirmados com o desastre, além de 46 desaparecidos.

PETRÓLEO

Já as exportações de petróleo pelo Brasil atingiram 5,98 milhões de toneladas até a terceira semana de abril, superando o total de embarques registrados em março, de 5,09 milhões de toneladas, informou a Secex.

A média diária das exportações nas primeiras três semanas de abril somaram 427,3 mil toneladas de petróleo, contra 268,1 mil toneladas em todo o mês anterior. Em abril de 2018, a média diária de embarques de petróleo somou 217,7 mil toneladas.

(Por Marta Nogueira)