IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras passa a informar preços da gasolina nos pontos de venda

Marta Nogueira

Rio de Janeiro

22/04/2019 20h40

A Petrobras manteve hoje o preço médio da gasolina nas suas refinarias, completando 18 dias sem reajustes, de acordo com dados da petroleira compilados pela Reuters. A empresa também passou a publicar em seu site os valores dos combustíveis em todos os seus pontos de venda, e não mais a média como fazia anteriormente.

Pelo preço médio, a gasolina da Petrobras está cotada a R$ 1,9354 por litro -- maior valor desde 30 de outubro de 2018, segundo dados publicados anteriormente pela Petrobras. O valor médio não muda desde 5 de abril, apesar de regra que impede a estabilidade do combustível por um período superior a 15 dias. O preço do diesel também foi mantido hoje pela Petrobras.

Procurada, a Petrobras respondeu apenas que "a política de preços de gasolina mantém-se inalterada", evitando entrar em detalhes sobre a regra para a gasolina, estipulada em setembro do ano passado pela breve gestão de Ivan Monteiro. A manutenção do preço ocorre apesar de avanço importante dos preços da gasolina no mercado internacional.

A gasolina nos EUA subiu 8,5% desde 5 de abril, na esteira dos valores do petróleo, que atingiram hoje os maiores níveis em quase seis meses.

Monteiro criou a regra que impedia que a gasolina da Petrobras ficasse por mais de 15 dias congelada ao anunciar aprovação da diretoria de um mecanismo de hedge complementar, visando dar flexibilidade à gestão da política de preços da gasolina.

A medida teve como objetivo ampliar a periodicidade dos reajustes diários em momentos de volatilidade e sem incorrer em perdas financeiras.

Monteiro assumiu a presidência após a renúncia de Pedro Parente, que deixou a empresa justamente em meio a pressões sobre sua política de preços de combustíveis, cujos reajustes ocorriam quase que diariamente, sem intervenções estatais, em busca de rentabilidade.

Mudança atende a pedido da ANP e do mercado

Já a mudança na publicação dos preços da Petrobras atende a pedidos do mercado e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que se queixavam de que a média nacional não dava a transparência necessária sobre como a petroleira estava atuando em seus pontos de venda.

Agora a Petrobras informa ainda o preço médio do diesel por tipo (S10 e S500). Antes, a informação era somente sobre o preço médio do combustível.

"A Petrobras está fortemente comprometida com a transparência e repudia práticas monopolistas", disse a estatal em nota.

A mudança foi feita após a polêmica envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, cuja ação resultou em cancelamento de um reajuste do diesel anunciado no início do mês.

Veja dicas para economizar combustível no seu carro

UOL Carros