IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coeure, do BCE, não vê argumentos para taxa de depósitos escalonada, diz jornal

23/04/2019 09h50

BERLIM (Reuters) - O membro do conselho do Banco Central Europeu Benoit Coeure não vê razões para criar uma taxa de depósitos escalonada que isente os bancos de parte da cobrança do BCE sobre seu dinheiro inativo, disse ele em entrevista publicada nesta terça-feira.

Coeure argumentou que os credores devem se concentrar em seus custos em vez de culpar a taxa negativa do BCE por seus lucros baixos, e insinuou que a próxima rodada de empréstimos para os bancos não deve ser tão generosa quanto a edição anterior.

"Na conjuntura atual, não vejo argumentos baseados na política monetária para uma taxa escalonada", disse Coeure ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. "No entanto, devemos ficar de olho nos acontecimentos".

Coeure se juntou a outros membro do Conselho do BCE que expressaram ressalvas sobre um sistema de taxa escalonada, que iria poupar os bancos de pagar uma taxa anual de 0,40 por cento sobre uma parte de suas reservas excedentes.

Tal cenário, já introduzido em países como o Japão e a Suíça, tornaria mais fácil para o BCE manter sua taxa de depósito em mínimas recordes por mais tempo, ou até cortá-la, aliviando a pressão sobre os bancos.

O BCE disse que não vai aumentar as taxas pelo menos até o final do ano, mas os mercados financeiros não têm precificado uma alta até 2021.

Em sua entrevista, Coeure se distanciou dessas expectativas.

"Não estamos vinculados a essas expectativas de mercado; elas são um dado importante, mas não somos guiados por elas", disse Coeure, acrescentando que elas refletem "uma avaliação dos riscos de queda que é diferente da do Conselho".

(Por Riham Alkousaa)