IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

P&G supera estimativas de lucro com aumentos de preço

23/04/2019 12h16

Por Richa Naidu e Soundarya J

(Reuters) - Preços mais altos e maior demanda por produtos de tecidos e de beleza ajudaram a Procter & Gamble a superar estimativas de analistas para receita e lucro trimestral nesta terça-feira, mesmo com as vendas de produtos prejudicadas por um fortalecimento do dólar norte-americano.

A P&G, que fabrica os produtos de cuidados de pele Olay e o detergente Tide, elevou os preços de muitos itens para compensar os altos custos de commodities e de transporte que abalaram a indústria de bens de consumo no ano passado.

Os preços mais elevados também ajudaram a P&G a aliviar o impacto de um dólar americano mais forte, com a empresa número 1 de produtos de higiene pessoal fazendo mais da metade de suas vendas fora da América do Norte.

A P&G, cujas marcas incluem as fraldas Pampers e os odorizadores Febreze, registrou um aumento de 5 por cento nas vendas orgânicas no terceiro trimestre, uma métrica cuidadosamente observada que exclui o impacto das mudanças cambiais, fusões e aquisições. Os aumentos de preço contribuíram com 2 pontos percentuais para o crescimento das vendas orgânicas.

As vendas orgânicas de cuidados domésticos e de tecidos, a maior unidade da P&G, aumentaram 7 por cento. Os produtos de beleza tiveram um aumento de 9 por cento nas vendas orgânicas, ajudado pela marca premium SK-II.

O lucro líquido atribuível à empresa subiu para 2,75 bilhões de dólares, ou 1,04 dólar por ação, no trimestre encerrado em 31 de março. Excluindo itens, a empresa lucrou 1,06 dólar por ação, superando a estimativa média de analistas de 1,03 dólar por ação.

As vendas líquidas aumentaram 1,1 por cento, para 16,46 bilhões de dólares, superando a estimativa média dos analistas de 16,37 bilhões, segundo dados do IBES da Refinitiv.