IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Incerteza sobre Brexit prejudica cenário para o Reino Unido e limita investimento, diz ministro

24/04/2019 10h13

LONDRES (Reuters) - O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, afirmou que o Brexit está criando incerteza "muito significativa" sobre o cenário econômico, impedindo o investimento empresarial e limitando sua capacidade de fazer planos de longo prazo sobre gastos e impostos.

A primeira-ministra, Theresa May, foi forçada a adiar a saída do Reino Unido da União Europeia porque parlamentares se recusaram a apoiar o acordo que ela negociou com Bruxelas, alimentando uma crise política na quinta maior economia do mundo.

Hammond disse que o governo está no caminho para cumprir suas metas fiscais futuras e que há espaço suficiente em seu orçamento para flexibilidade em gastos ou decisões sobre impostos, mas que o Brexit está prejudicando o planejamento de longo prazo.

"Dado que há incerteza bastante significativa sobre a trajetória futura da economia agora, e vai continuar assim até que tenhamos resolvido a questão do Brexit, não acho que faz sentido apostar em uma opção ou outra", disse ele a um comitê parlamentar nesta quarta-feira.

Hammond havia apresentado antes a perspectiva de bilhões de libras em gastos públicos extra ou cortes de impostos se o Parlamento aprovar o acordo do Brexit de May.

Em suas declarações a parlamentares na quarta-feira, Hammond disse que o Reino Unido conseguirá equilibrar seu orçamento em meados da década de 2020 se quiser, mas escolhas fiscais de prazo mais longo terão que esperar até que acabe a incerteza sobre o Brexit.

(Reportagem de David Milliken)