IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Maia marca instalação de comissão especial da reforma da Previdência para manhã de quinta-feira

24/04/2019 20h54

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou para as 11h da quinta-feira a instalação da comissão especial da reforma da Previdência.

A comissão especial será responsável pela análise do mérito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma, que teve sua admissibilidade aprovada na véspera pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. 

No momento da instalação da comissão especial, deve ser eleito um presidente e designado um relator. Segundo um experiente parlamentar, que pediu para não ser identificado, o deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) é um forte candidato a ocupar a relatoria da proposta, já que Maia estaria por trás de sua indicação.

A comissão especial terá um prazo de 40 sessões, a partir de sua constituição, para proferir parecer, sendo que a apresentação de emendas à proposta tem de ser feita nas 10 primeiras sessões.

Depois da comissão especial, a PEC segue para o plenário da Câmara, onde passa por dois turnos de votação, com um intervalo de 5 sessões entre eles. Nas duas votações, a PEC precisa receber o aval de três quintos dos 513 deputados em votação nominal, o equivalente a 308 votos, para ser aprovada e encaminhada ao Senado.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)