IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras fecha com Petronas venda de campos por US$1,29 bi

25/04/2019 20h40

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta quinta-feira que fechou acordo de 1,29 bilhão de dólares com a Petronas, da Malásia, para a venda de 50 por cento dos direitos de exploração e produção do campo de Tartaruga Verde (concessão BM-C-36) e do Módulo III do campo de Espadarte.

A negociação, divulgada juntamente com outros dois acordos, incluindo a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG) por 8,6 bilhões de dólares anunciada no início do mês, integra o programa de desinvestimentos da Petrobras, que busca reduzir o endividamento.

"Hoje é um dia importante para Petrobras com a assinatura de três transações relevantes. A contínua gestão de portfólio contribui para melhorar a alocação do capital, aumentando consequentemente a geração de valor para os nossos acionistas, além de viabilizar a redução do endividamento e do custo de capital da companhia", disse o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, em nota.

Dessa forma, entre transações de desinvestimentos assinadas e a operação concluída, o valor total de alienação de ativos em 2019 já soma 11,3 bilhões de dólares, segundo a Petrobras.

De acordo com comunicado da estatal brasileira, o valor da transação com a Petronas será pago em duas parcelas: 258,7 milhões de dólares nesta quinta-feira e 1,03 bilhões no fechamento da operação, sem considerar os ajustes devidos.

A Petrobras manterá 50 por cento de participação e a operação dos campos, enquanto a Petronas avança em produção de petróleo no Brasil, onde já atua no segmento de lubrificantes.

O campo de Tartaruga Verde iniciou sua operação em 22 de junho do ano passado e produz atualmente cerca de 103 mil barris por dia de óleo e 1,2 milhão de metros cúbicos/dia de gás.

O Módulo III é uma área do campo de Espadarte a ser desenvolvida de forma integrada com o campo de Tartaruga Verde, com previsão do primeiro óleo em 2021.

OUTROS ACORDOS

A Petrobras também anunciou a cessão de sua participação total em 34 campos de produção terrestres para a empresa Potiguar E&P S.A., subsidiária da Petrorecôncavo.

O valor total da transação é de 384,2 milhões de dólares a serem pagos em três parcelas: 28,8 milhões de dólares pagos nesta quinta-feira; 293,9 milhões de dólares na data de fechamento, sem considerar os ajustes devidos; e 61,5 milhões de dólares como "earn-out" vinculado à aprovação pela reguladora ANP da extensão do prazo contratual de 10 das 34 concessões objeto da transação.

A Petrorecôncavo, que apresentou a segunda melhor oferta do processo competitivo, foi selecionada após a desclassificação da empresa 3R Petroleum.

Em março, a Reuters informara com fontes que a Petrorecôncavo havia iniciado negociações com a Petrobras.

A Petrobras disse ainda que assinou, nesta quinta-feira, a alienação de 90 por cento de sua participação na Transportadora Associada de Gás (TAG) para o grupo formado pela elétrica francesa Engie e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ). A transação de 8,6 bilhões de dólares já havia sido anunciada.

(Por Roberto Samora)