IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA vão reavaliar cooperação com aliados que utilizarem Huawei, diz autoridade

29/04/2019 11h24

LONDRES (Reuters) - Washington não vê qualquer distinção entre as partes centrais e não-centrais das redes 5G e vai reavaliar o compartilhamento de informações com os aliados que usam equipamentos fabricados pela Huawei, informou uma autoridade de segurança cibernética dos Estados Unidos nesta segunda-feira.

"É a posição dos Estados Unidos que colocar a Huawei ou qualquer outro fornecedor indigno de confiança em qualquer parte da rede de telecomunicações 5G é um risco", disse Robert Strayer, vice-secretário adjunto de política de comunicações internacionais e informações do Departamento de Estado.

"Se outros países permitirem que fornecedores não confiáveis construam e se tornem fornecedores de suas redes 5G, teremos que reavaliar a capacidade de compartilharmos informações e nos conectarmos com eles da maneira como estamos hoje", disse ele.

Fontes disseram à Reuters na semana passada que o Conselho Nacional de Segurança do Reino Unido havia decidido excluir a Huawei de todas as partes centrais da rede 5G, mas ainda permitir que isso ocorresse em partes não essenciais com algumas restrições maiores.

(Por Jack Stubbs)