IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Multiplan eleva receitas no 1º tri, Ebitda e lucro recuam

29/04/2019 19h42

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A administradora de shopping centers Multiplan teve aumento da receita no primeiro trimestre, mas a última linha do resultado recuou sob efeito de um plano de remuneração em ações e de despesas maiores para provisões para perdas com calotes.

A empresa anunciou nesta segunda-feira que teve lucro líquido de 91,9 milhões de reais em janeiro e março, uma queda de 6,3 por cento sobre um ano antes. Segundo a companhia, se eliminar o efeito da remuneração em ações, o lucro teria crescido 6,7 por cento.

Da mesma forma, o resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização), caiu 0,9 por cento, a 230,5 milhões de reais. Excluindo a remuneração em ações, teria havido expansão de 4,6 por cento.

No período, a receita líquida da Multiplan somou 307,86 milhões de reais, alta de 5,4 por cento ano a ano. A receita com locação subiu 4,1 por cento, a 250,4 milhões de reais, refletindo reajustes de aluguel pelo IGP-DI, de 5,3 por cento.

Esse movimento foi compensando em parte pelo fechamento de uma grande cadeia de lojas âncoras durante 2018, afirmou a empresa, sem citar nomes. Desde o ano passado, a Saraiva e a Livraria Cultura, duas das maiores livrarias do país, fecharam várias lojas diante de uma crise no setor.

A taxa média de ocupação dos shoppings administrados pela Multiplan foi de 97,1 por cento no trimestre, uma queda de 15 pontos base sobre o mesmo período de 2018.

As despesas de propriedades somaram 34,2 milhões, um aumento de 17,1 por cento, devido ao impacto de maiores despesas de provisões de inadimplência. Isso, mesmo que o índice de inadimplência tenha ficado estável no comparativo anual.