IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Engenheiro Marcelo Klein assume nova diretoria da Vale focada em reparação

Marta Nogueira

30/04/2019 17h12

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale criou a Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento, que será chefiada pelo engenheiro Marcelo Klein com a missão de garantir foco às ações estruturantes que envolvem a reparação dos danos causados pelo rompimento de barragem da empresa em Brumadinho (MG).

Klein, que vinha coordenando o Grupo de Resposta Imediata ao desastre, responsável por consolidar ações emergenciais referentes à tragédia, fará reportes diretos ao novo diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, segundo explicou a Vale à Reuters.

Semanalmente, o executivo também participará de reuniões da diretoria executiva, para prestar contas e discutir o andamento das iniciativas.

Em nota, a Vale afirmou que o reporte direto garantirá a celeridade e a flexibilidade necessárias às ações de reparação.

"O desafio é passar da emergência para a recuperação perene. A diretoria é especial porque foi mobilizada pelo rompimento; é de reparação porque temos que reparar o que foi destruído; e é de desenvolvimento pelo que deve ocorrer daqui por diante", disse Klein, em nota.

O rompimento da barragem, em 25 de janeiro, lançou uma onda de lama que atingiu áreas da própria empresa, comunidades, vegetação e rios da região, incluindo o importante rio Paraopeba. Foram registradas até o momento 233 vítimas fatais, e 37 pessoas ainda estão desaparecidas.

O desastre provocou também a paralisação de diversas atividades da Vale em Minas Gerais, que estão passando por revisões relacionadas à segurança.

A nova diretoria responderá por todas as ações de recuperação social, humanitária, ambiental e estrutural que serão realizadas em Brumadinho e nos 16 municípios ao longo do rio Paraopeba até a represa de Retiro Baixo (MG).

Também está sob sua responsabilidade a coordenação de ações com as comunidades das zonas de autossalvamento e de segurança secundária das barragens que tenham seus níveis de emergência elevados para 2 ou 3.

Klein tem 51 anos, dos quais 27 trabalhando na Vale. É formado em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em química industrial pela PUC-RJ.

Na Vale, o executivo passou pelas áreas de controle de qualidade, operação, planejamento, desenho de processos, estratégia corporativa e melhoria contínua. Antes de assumir a Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento, ocupava o cargo de gerente-executivo de Excelência Operacional.

Brumadinho: Imagens mostram rompimento da barragem e extensão da lama; veja

UOL Notícias