IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GM tem lucro acima do esperado no 1° tri, puxado por picapes e IPO da Lyft

30/04/2019 11h10

Por Nick Carey e Ben Klayman

DETROIT (Reuters) - A General Motors divulgou nesta terça-feira lucro trimestral maior que o esperado, impulsionado principalmente por vendas de picapes nos Estados Unidos e por reavaliações de ações que detém na empresa Lyft e na Peugeot.

Os resultados da maior montadora de veículos dos EUA vieram apesar de um declínio de 7 por cento nas vendas de veículos novos no país no primeiro trimestre, no qual suas picapes foram superadas pela rival menor, Fiat Chrysler.

O lucro maior também veio apesar de uma queda nas vendas na China de quase 20 por cento e um declínio correspondente no lucro de 37 por cento.

A GM informou em comunicado que está otimista com as vendas de picapes para o resto de 2019, à medida que lança novas versões no segundo semestre do ano.

A GM teve lucro líquido no primeiro trimestre de 2,2 bilhões de dólares, ou 1,48 dólar por ação, acima dos 1,05 bilhão, ou 0,72 dólar por ação, obtido um ano antes. Excluindo eventos não recorrentes, a empresa teve lucro por ação de 1,41 dólar. Analistas esperavam, em média, ganhos por ação de 1,11 dólar.

O lucro antes dos impostos da GM caiu mais de 11 por cento, para 2,3 bilhões de dólares.

A GM tem ações preferenciais na Peugeot desde que vendeu sua unidade alemã Opel para a montadora francesa em 2017. A oferta pública inicial da Lyft ocorreu no final do primeiro trimestre.