IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo abre consulta pública sobre preço spot horário para energia elétrica

30/04/2019 09h42

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia abriu nesta terça-feira consulta pública sobre proposta para cálculo em base horária do preço spot da energia elétrica, ou Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), segundo portaria da pasta no Diário Oficial da União.

A consulta, que receberá contribuições de interessados por um prazo de 30 dias, vem em meio à meta do governo de estabelecer o cálculo do preço spot de forma horária a partir de janeiro de 2020. Atualmente, os preços são definidos em base semanal.

O ministério disponibilizará em seu portal na internet documentação técnica de um grupo de trabalho criado para tratar do chamado modelo computacional Dessem, que fará o cálculo dos preços, e de critérios para sua adoção e para a formação do preço.

As discussões sobre a metodologia para o preço horário vinham ocorrendo até agora no âmbito da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (Cepamp), um órgão técnico do Ministério de Minas e Energia.

Confira a portaria sobre a consulta pública no Diário Oficial da União: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n%C2%BA-219-de-29-de-abril-de-2019-85957512

(Por Luciano Costa)