IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai contra real antes de Guedes na comissão especial e olhando exterior

08/05/2019 10h34

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía ante o real nesta quarta-feira, com expectativas pela participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, na comissão especial sobre a Previdência, e olhando o exterior, onde a disputa comercial entre Estados Unidos e China começa a impactar projeções de decisões de juros.

Às 12h17, o dólar à vista recuava 0,97 por cento, para 3,9308 reais na venda. Na mínima, a cotação desceu a 3,9281 reais.

Na véspera, a moeda norte-americana havia fechado em alta de 0,29 por cento, cotada a 3,9694 reais.

O dólar futuro caía cerca de 1,1 por cento.

Depois de iniciar os trabalhos na terça-feira, a comissão especial deve receber já nesta quarta-feira Guedes para uma apresentação geral da PEC de reforma da Previdência, prevista para 14h30.

O plano apresentado pelo relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) na véspera, prevê a realização de audiências públicas até o fim deste mês, mas não traz uma data de votação do texto.

"O mercado está na expectativa com a participação de Guedes. A expectativa é boa, mas desde que a articulação política seja a ideal. Pessoal já tomou muita pancada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), esperamos que o governo tenha aprendido algo com isso e possa blindá-lo", afirmou o operador de câmbio da Advanced Corretora, Alessandro Faganello.

Após o fechamento do mercado, o Copom anuncia sua decisão de política monetária, sob ampla expectativa de que a autoridade manterá a Selic no nível atual de 6,5 por cento.

Segundo Faganello, participantes do mercado estarão atentos para entender se o BC abrirá a porta para eventuais cortes de juros após a aprovação da reforma previdenciária.

No exterior, o dólar perdia força frente a outras moedas à medida que as crescentes preocupações sobre a escalada nas tensões entre China e Estados Unidos levavam investidores a aumentarem apostas de um corte de juros nos EUA ainda neste ano.

Diferentemente de outras ocasiões em que a escalada nas tensões comerciais impulsionava o dólar, o mais recente revés na disputa entre Washington e Pequim levou estrategistas de mercado a focarem no impacto corrosivo que isso pode ter sobre os EUA.

Tal percepção de que um corte de juros pelo Fed pode vir antes do esperado, movimento que beneficiaria o real, está presente nas mesas brasileiras de câmbio neste pregão, avaliou Faganello.

"Existe uma perspectiva de que até o final do ano eles possam mudar o viés que têm hoje de paciência e reduzir a taxa de juros, o que seria benéfico para nós. De fato isso está nas mesas", afirmou o operador.

O Banco Central vendeu nesta quarta-feira todos os 5,05 mil swaps cambiais tradicionais ofertados em leilão para rolagem do vencimento julho. Em cinco leilões, o BC já rolou 1,263 bilhão de dólares, de um total de 10,089 bilhões de dólares a expirar em julho. O estoque de swaps do BC no mercado é de 68,863 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)