Ultrapar tem queda em resultado operacional no 1º tri, mas lucro cresce
SÃO PAULO (Reuters) - A Ultrapar teve queda no desempenho operacional no primeiro trimestre, mas o lucro disparou devido à fraca base de comparação e a melhores resultados financeiros.
O conglomerado, que reúne negócios nas área de distribuição de combustíveis, rede de drogarias, de químicos e gás, informou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 251 milhões de reais entre janeiro e março, um salto de 245% ante mesma etapa do ano passado, quando a companhia teve que pagar uma multa devido à não aprovação da compra da Liquigás.
O resultado da companhia medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) foi de 698 milhões de reais, 37% maior no comparativo anual, devido ao mesmo efeito.
Excluindo o efeito extraordinário, o Ebitda ajustado diminuiu 12%, reflexo de menores resultados das unidades Ipiranga, Oxiteno, Ultragaz e Extrafarma.
A receita líquida da Ultrapar somou 20,74 bilhões de reais no trimestre, estável sobre mesma etapa de 2018. A receita da rede de postos Ipiranga teve queda de 1%, pressionada por queda no preço do etanol, compensando o aumento nos preços de derivados de petróleo.
A última linha do resultado foi beneficiada por uma melhora do resultado financeiro líquido, que ficou positiva em 21 milhões de reais ante resultado negativo de 107 milhões no mesmo período do ano passado.
(Por Aluísio Alves)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.