IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Biden faz comício de estreia em corrida presidencial sob ataque de outros pré-candidatos democratas

18/05/2019 12h40

FILADÉLFIA (Reuters) - O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realiza um comício neste sábado com a intenção de cimentar sua posição como candidato democrata que desafiará o presidente Donald Trump nas eleições do ano que vem, mesmo diante das tentativas de seus adversários de conter seu avanço.

Desde que entrou na disputa, no mês passado, Biden, de 76 anos, tem amplamente ignorado os outros 23 pré-candidatos democratas, preferindo treinar sua mira no republicano Trump.

Em troca, Trump tem regularmente atacado Biden, antecipando em mais de um ano o clima de eleição geral da corrida presidencial de 2020.

O comício ao ar livre de Biden na Filadélfia, onde ele estabeleceu seu quartel-general de campanha, demonstra a importância da Pensilvânia para as expectativas de vitória dos democratas no ano que vem. Em 2016, Trump superou Hillary por pouco no estado.

Depois da passagem de Biden, Trump promove um evento próprio na segunda-feira, na parte nordeste do estado.

Biden, porém, não poderá se dar ao luxo de ignorar os demais pré-candidatos democratas por muito mais tempo. Com as pesquisas de intenção de voto dando a ele larga liderança, outros postulantes começam a tê-lo como alvo.

Uma adversária em ascensão é a senadora Kamala Harris, que nesta semana ridicularizou os apelos de apoiadores de Biden para que ela seja vice dele na chapa democrata. Ela respondeu que deveria ser ao contrário.

"Eu acho que Joe Biden seria uma ótimo companheiro de chapa", disse a jornalistas. “Como vice-presidente, ele já provou que sabe desempenhar o trabalho”.

Biden, senador há 30 anos e vice-presidente de Barack Obama por dois mandatos, alega ter a maior chance de derrotar Trump no ano que vem.

(Reportagem de James Oliphant)