IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EXCLUSIVO-Elliott Management é contra plano da Azul para rotas da Avianca Brasil

20/05/2019 16h49

Por Marcelo Rochabrun

SÃO PAULO (Reuters) - O fundo norte-americano de hedge Elliott Management é contra um novo plano da Azul para comprar algumas das rotas operadas pela Avianca Brasil por 145 milhões de dólares, segundo documento visto pela Reuters.

O Elliott, conhecido na América Latina por forçar a Argentina a incorrer em pagamentos maiores de títulos de dívida vencidos, é o maior credor da Avianca Brasil por ampla margem, detendo dívidas da companhia aérea no valor de quase 490 milhões de dólares.

A Avianca Brasil pediu recuperação judicial em dezembro, disparando uma disputa por suas rotas pelas rivais Gol, Latam e Azul.

Apesar da decisão final sobre o plano de recuperação da Avianca Brasil caber à Justiça, o fundo de hedge está pedindo ao tribunal para desconsiderar a proposta da Azul e manter o plano da empresa intacto. Documentos legais mostram que o fundo desenhou o atual plano de reorganização da companhia aérea.

A Avianca Brasil não comentou o assunto nesta segunda-feira. A Azul afirmou em comunicado que seu plano oferece aos trabalhadores, clientes e credores da Avianca Brasil uma "opção superior" ao Elliott. A Gol também é contrária ao plano da Azul e a Latam ainda não se pronunciou.