Divisão comercial da Embraer vai se chamar Boeing Brasil - Commercial
Por Marcelo Rochabrun
SÃO PAULO (Reuters) - A Boeing
A mudança de nome ocorre após a Boeing aceitar pagar 4,2 bilhões de dólares para comprar 80% da operação da Embraer, de jatos de passageiros com menos de 150 assentos. A Embraer terá os 20% restantes. Essa divisão ainda é a mais rentável da Embraer e considerada um padrão ouro da engenharia brasileira.
A Boeing ainda não tomou uma decisão sobre a possibilidade de renomear os aviões de pequeno e médio portes, que atualmente levam o nome da Embraer seguido por um código de modelo.
O novo nome corporativo ilustra o realinhamento da indústria aeroespacial global, em que as duas líderes -Boeing e Airbus- fortaleceram seu duopólio no mercado de jatos de 150 bilhões de dólares, absorvendo concorrentes menores.
Depois que a Airbus
As duas aquisições desmantelaram ambições aeroespaciais do Canadá e do Brasil e deixaram a China como a principal ameaça ao duopólio transatlântico, com Rússia e Japão fazendo incursões mais lentas, disseram analistas.
Após o acordo com a Boeing, a Embraer continuará existindo como uma empresa focada em jatos executivos e defesa. O acordo com a Boeing foi aprovado pelos acionistas, mas ainda aguarda aprovação regulatória.
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