IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Divisão comercial da Embraer vai se chamar Boeing Brasil - Commercial

23/05/2019 18h34

Por Marcelo Rochabrun

SÃO PAULO (Reuters) - A Boeing disse nesta quinta-feira que, após assumir a unidade de jatos comerciais da Embraer, chamará a divisão de Boeing Brasil - Commercial, dando fim a um dos nomes empresariais mais emblemáticos no Brasil.

A mudança de nome ocorre após a Boeing aceitar pagar 4,2 bilhões de dólares para comprar 80% da operação da Embraer, de jatos de passageiros com menos de 150 assentos. A Embraer terá os 20% restantes. Essa divisão ainda é a mais rentável da Embraer e considerada um padrão ouro da engenharia brasileira.

A Boeing ainda não tomou uma decisão sobre a possibilidade de renomear os aviões de pequeno e médio portes, que atualmente levam o nome da Embraer seguido por um código de modelo.

O novo nome corporativo ilustra o realinhamento da indústria aeroespacial global, em que as duas líderes -Boeing e Airbus- fortaleceram seu duopólio no mercado de jatos de 150 bilhões de dólares, absorvendo concorrentes menores.

Depois que a Airbus assumiu o controle da divisão CSeries da Bombardier , que concorre diretamente com os jatos comerciais da Embraer, ela rebatizou os aviões como Airbus A220, de acordo com a marca de outros aviões da Airbus.

As duas aquisições desmantelaram ambições aeroespaciais do Canadá e do Brasil e deixaram a China como a principal ameaça ao duopólio transatlântico, com Rússia e Japão fazendo incursões mais lentas, disseram analistas.

Após o acordo com a Boeing, a Embraer continuará existindo como uma empresa focada em jatos executivos e defesa. O acordo com a Boeing foi aprovado pelos acionistas, mas ainda aguarda aprovação regulatória.