IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump prevê "rápido" acordo comercial com China

23/05/2019 19h03

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previu nesta quinta-feira um rápido final para a guerra tarifária com a China, mesmo sem conversas marcadas entre o alto escalão dos dois países desde que a última rodada de negociações acabou em Washington há duas semanas.

"Está acontecendo, está acontecendo rápido e eu acho que as coisas provavelmente irão acontecer rápido com a China porque eu não posso imaginar que eles estejam satisfeitos com milhares de companhias deixando seu país para outros lugares", disse Trump durante discurso na Casa Branca, sem dar evidências desse êxodo.

Trump também afirmou que se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, quando ambos forem à reunião do G20 no próximo mês, no Japão.

Os dois países têm culpado um ao outro pela interrupção das conversas, que tinham o objetivo de encerrar as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

O presidente norte-americano discursou em uma coletiva de imprensa convocada por ele mesmo após costurar um plano desenvolvido por seu governo para promover ajuda a produtores agrícolas afetados pela guerra comercial, que os tem golpeado em particular.

Depois de Trump impor tarifas sobre produtos chineses no ano passado, a China cortou as compras de soja dos EUA, deixando os produtores com os estoques lotados da commodity. Os chineses também retaliaram com tarifas sobre milho, carne de porco e outro produtos.

"Os 16 bilhões de dólares em fundos ajudarão a manter nossas queridas fazendas prosperando e deixarão claro que nenhum país tem poder de veto na economia e na segurança nacionais dos EUA", afirmou Trump em declaração na Casa Branca.

(Reportagem de Humeyra Pamuk e Tim Ahmann)