IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nissan "não se opõe" à fusão da Renault com Fiat Chrysler, diz jornal japonês

29/05/2019 11h44

TÓQUIO (Reuters) - A Nissan afirmou à Renault que não se opõe à possível fusão da parceira com a Fiat Chrysler, publicou o jornal japonês Nikkei nesta quarta-feira, quando representantes dos grupos se encontraram para discutir o futuro da aliança automotiva franco-nipônica.

Os líderes de Nissan, Renault e da Mitsubishi reuniram-se na sede da Nissan em Yokohama para uma reunião agendada da aliança - que foi ofuscada pela proposta da Fiat Chrysler nesta semana, de fusão igualitária com a Renault.

O plano, que pode criar a terceira maior montadora de veículos do mundo, levanta questões difíceis sobre como a Nissan se encaixará em uma aliança radicalmente alterada. O presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, chegou ao Japão na terça-feira para discutir a proposta com a Nissan, que é 43,4 por cento controlada pela montadora francesa.

"Não nos opomos", publicou o Nikkei citando uma fonte da Nissan que compareceu à reunião. A fonte também disse que "muitos detalhes precisam ser trabalhados" antes que a montadora japonesa solidifique sua posição sobre o assunto.

Em um comunicado, os membros da aliança confirmaram que tiveram "uma discussão aberta e transparente" sobre a proposta da FCA, de 35 bilhões de dólares. O acordo parece projetado para ajudar as companhias a enfrentar custos de mudanças tecnológicas e regulatórias, incluindo sistemas de eletrificação de veículos e direção autônoma.

A Nissan, que rejeitou propostas anteriores da Renault para uma fusão, apesar da aliança de 20 anos com o grupo francês, foi pega de surpresa pela proposta da FCA, disseram fontes à Reuters, alimentando preocupações de que um acordo com a Fiat Chrysler possa enfraquecer as relações da companhia com a Renault.