IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CSN investirá R$1,5 bi em usina de galvanização de aço em SP

06/06/2019 19h02

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A CSN vai investir 1,5 bilhão de reais para construir uma usina de galvanização de aço que terá capacidade para 350 mil toneladas por ano, afirmou nesta quinta-feira o presidente-executivo do grupo siderúrgico, Benjamin Steinbruch.

A usina será construída no Estado de São Paulo em cidade ainda não escolhida, afirmou o executivo durante entrevista coletiva à jornalistas na sede do governo paulista.

"Ter um polo que você possa convergir com a logística e o barateamento do custo é vital para que se viabilize uma produção integrada do setor", disse Steinbruch sobre o interesse da companhia em construir a usina em uma das cidades que compõem o chamado Polo Metal-metalúrgico de Máquinas e Equipamentos de São Paulo.

"Os polos têm a convergência, não só dos grandes clientes, como daqueles que fazem parte da cadeia. Quanto mais próximo estiver, melhor."

O Polo Metal-metalúrgico de Máquinas e Equipamentos de São Paulo engloba as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, ABC, Alto Tietê e Oeste, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba.

A CSN, que tem uma usina de aço bruto em Volta Redonda (RJ), espera que os desembolsos para o projeto em São Paulo ocorram ao longo dos próximos 36 meses.

A companhia havia informado no início de maio que estava em fase final de planejamento para instalação de uma nova linha de galvanização que exigiria investimento de 1 bilhão de reais. A CSN inicia neste mês trabalhos de reforma no alto forno 3 da usina de Volta Redonda, em que vai investir cerca de 200 milhões de reais. Os trabalhos deverão ampliar a capacidade do equipamento entre 400 mil e 500 mil toneladas por ano, afirmou na época o diretor comercial da companhia, Luis Fernando Martinez.

Questionado sobre venda de ativos do grupo, que busca reduzir endividamento, Steinbruch afirmou que a empresa poderá acertar nesta quinta-feira acordo para assinatura de contrato de streaming de minério de ferro com fundos canadenses e ingleses.

"Vamos ter uma reunião importante para resolver essa questão do contrato de streaming hoje", disse Steinbruch à Reuters em breve entrevista.

O executivo comentou ainda que nas negociações de venda da usina da CSN na Alemanha, SWT, há ainda uma diferença de 10 por cento entre o valor proposto pelos interessados e o montante pretendido pela siderúrgica brasileira. Steinbruch não deu mais detalhes.

A ação da CSN fechou nesta quinta-feira em alta de 2,6 por cento, enquanto o Ibovespa teve variação positiva de 1,26 por cento.

REAJUSTE DE PREÇOS DE AÇO

A CSN se prepara para fazer em julho desse ano um aumento de 10 por cento em seus produtos siderúrgicos, afirmou mais cedo o diretor comercial da companhia Luis Fernando Martinez.

"O aumento está relacionado a custos mais elevados. O aumento será no dia 1 de julho, de 10 por cento", disse o executivo se referindo a preços de minério de ferro e impactos do câmbio. "Será aplicado para todos os produtos", acrescentou.

Em abril, a siderúrgica já havia elevado seus preços na ordem de 10 por cento.

(Com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier)