IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FPA pede retirada de trabalhadores rurais da reforma da Previdência

06/06/2019 18h47

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), pediu nesta quinta-feira a retirada das mudanças das regras de aposentadoria de trabalhadores rurais do texto da reforma da Previdência.

Em audiência com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e com o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o presidente da FPA defendeu que os trabalhadores do campo já enfrentam dificuldades como a irregularidade de rendimentos e o fato de dependerem das colheitas, além das condições de trabalho sujeitas ao ambiente e a questões climáticas.

?O homem do campo trabalha de sol a sol, com as mãos calejadas para levar alimentos às nossas mesas?, diz citação do presidente da FPA em nota da frente.

Segundo a nota, Samuel Moreira teria concordado com o pedido e teria se comprometido a buscar uma solução.

As mudanças nas regras de aposentadoria de trabalhadores rurais, assim como as alterações previstas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), são os dois pontos que mais enfrentam resistência entre parlamentares. Deputados de partidos simpáticos à necessidade de mudanças na Previdência já manifestaram publicamente posição contra esses dois temas.

Outros pontos como a capitalização, a chamada desconstitucioalização de regras e, mais recentemente, a manutenção de Estados e municípios na reforma também enfrentam dificuldades no Congresso.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias