IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Coalizão liderada por sauditas diz que frustrou ataque a navio no Mar Vermelho

08/07/2019 15h30

RIAD (Reuters) - Forças navais de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita lutando no Iêmen disseram ter frustrado uma tentativa de ataque sobre um navio comercial não identificado no sul do Mar Negro nesta segunda-feira, acusando os Houthis, alinhados ao Irã, que negaram.

O porta-voz Coronel Turki al-Malki afirmou que a aliança militar apoiada pelo Ocidente destruiu um bote não tripulado com explosivos utilizado por militantes para o ataque, segundo a agência estatal saudita SPA, que não forneceu maiores detalhes.

Mas um porta-voz dos militares Houthi negou que eles tenham mirado um navio comercial na região, de acordo com a TV do grupo, Al Masirah, que chamou as acusações de "pura calúnia e completamente sem fundamento".

A atual guerra no Iêmen, que já dura quatro anos, é amplamente vista como uma disputa oculta entre Arábia Saudita e seu arquirrival Irã. O empobrecido país fica ao longo do estreito de Bab al-Mandeb, na foz sul do Mar Vermelho, uma das rotas comerciais mais importantes para navios petroleiros que vão do Oriente Médio para a Europa.

No ano passado, a Arábia Saudita fez uma pausa nas remessas de petróleo por Bab al-Mandeb por mais de uma semana depois que os houthis atacaram duas embarcações na hidrovia. O estreito tem apenas 20 km de largura, o que torna as centenas de navios que por ele trafegam alvos fáceis em potencial.

Ataques a petroleiros em maio e junho, do outro lado da Península Arábica, perto do Estreito de Ormuz, e a derrubada por Teerã de um avião não-tripulado americano agravaram as tensões entre os Estados Unidos e o Irã nos últimos meses.

Os governos dos EUA e da Arábia Saudita culparam o governo iraniano pelos ataques, o que o país negou.

(Por Stephen Kalin e Aziz El Yaakoubi)