AB InBev vende subsidiária da Austrália; mantém IPO na Ásia no radar
Por Philip Blenkinsop e Pamela Barbaglia
BRUXELAS/LONDRES (Reuters) - A Anheuser-Busch InBev, maior cervejaria do mundo, está vendendo suas operações australianas para a japonesa Asahi por 11 bilhões de dólares e pode reviver a oferta inicial de ações de seus negócios asiáticos para cortar dívidas.
A cervejaria da Bélgica, pressionada pela dívida após a aquisição da concorrente SABMiller em 2016, disse nesta sexta-feira que concordou em vender a subsidiária australiana Carlton & United Breweries (CUB) a um valor de 11,3 bilhões de dólares.
A transação acontece apenas uma semana depois que a AB InBev cancelou uma oferta pública inicial (IPO) para vender uma participação de 15% em suas operações na Ásia, incluindo a Austrália, citando fatores que incluem condições de mercado desfavoráveis.
O que teria sido a maior listagem do mundo neste ano, levantando até 9,8 bilhões de dólares para a AB InBev, acabou sendo a terceiro maior a ser cancelada. Fontes próximas ao assunto disseram que os investidores se sentiram insatisfeitos com o preço.
A AB InBev disse nesta sexta-feira que ainda acredita na lógica de oferecer uma fatia minoritária da empresa asiática Budweiser APAC, agora excluindo a Austrália, desde que possa ser concluída no "preço correto".
Sem a Austrália, um mercado grande, mas maduro, as operações da Ásia-Pacífico da AB InBev seriam mais direcionadas para mercados de crescimento mais rápido, como a China, onde a AB InBev vende mais Budweiser do que nos Estados Unidos.
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