IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Opep+ pode discutir cortes mais profundos na quinta-feira, diz ministro do Iraque

11/09/2019 11h39

ABU DHABI (Reuters) - A Opep e seus aliados vão discutir se há necessidade de cortes mais profundos na produção de petróleo em um encontro de seu comitê ministerial na quinta-feira, disse nesta quarta-feira o ministro de petróleo do Iraque, Thamer Ghadhban.

Decisões sobre a política de produção são tomadas em grupo e o Iraque não quer decidir sozinho, acrescentou o ministro, acrescentando que teve um encontro com ministros de Energia da Arábia Saudita e da Rússia na quarta-feira.

O último encontro da Opep chegou a discutir cortes de entre 1,6 milhão e 1,8 milhão de barris por dia, disse ele, mas alguns membros resistiram, o que levou a uma decisão sobre cortes de 1,2 milhão de barris por dia.

Ghadhban também afirmou que a região curda do Iraque deve respeitar suas obrigações em relação a exportações de petróleo e sua participação no orçamento federal. O governo regional curdo deve fornecer 250 mil barris por dia em petróleo ao governo federal, mas até o momento isso não foi cumprido, disse ele.

(Por Rania El Gamal e Dmitry Zhdannikov)