IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA ultrapassam brevemente sauditas e lideram exportação de petróleo em junho, diz IEA

12/09/2019 11h48

Por Noah Browning

LONDRES (Reuters) - Os Estados Unidos ultrapassaram brevemente a Arábia Saudita como maior exportador de petróleo do mundo em junho, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.

"Uma forte produção de petróleo 'shale' permitiu que os EUA se aproximassem, e brevemente ultrapassassem a Arábia Saudita como maior exportador global... em junho, após as exportações terem subido acima de 3 milhões de barris por dia", disse a IEA em relatório mensal.

Segundo a agência, a demanda global por petróleo tem resistido as intempéries do cenário econômico, impulsionada por uma redução dos preços devido à ampla oferta, influenciada pela produção dos EUA.

"Com os preços do petróleo atualmente cerca de 20% menores do que há um ano, haverá algum suporte para os consumidores", disse a IEA.

A agência com sede em Paris manteve sua estimativa para o crescimento da demanda global por petróleo em 2019 e em 2020, em 1,1 milhão de bpd e 1,3 milhão bpd, respectivamente, assumindo que não haverá nova ruptura nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China e citando um alívio nas tensões sobre o Irã.

Uma retomada na produção dos EUA após o furacão Dorian e um crescimento significativo na produção do Brasil e do Mar do Norte devem levar a produção de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) a uma acentuada expansão, acrescentou.

As exportações dos EUA saltaram para mais de 3 milhões bpd em junho à medida que a Arábia Saudita cortou fortemente a produção e a Rússia enfrentou problemas com contaminação em um de seus principais oleodutos para exportações.

A produção fora da Opep deve crescer para 2,3 milhões bpd em 2020, alta de 400 mil bpd ante este ano.

(Por Noah Browning)