Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Dólar cai ante real em meio a cena externa positiva e negociações comerciais EUA-China

13/09/2019 09h18

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar se desvalorizava contra o real nesta sexta-feira, em sessão ainda pautada pelo cenário externo, com agentes do mercado monitorando os desdobramentos da disputa comercial entre Estados Unidos e China e à espera da reunião de política monetária do Federal Reserve na próxima semana.

Às 11:35, o dólar recuava 0,12%, a 4,0550 reais na venda.

Na B3, o dólar futuro cedia 0,14%, a 4,0580 reais.

O panorama externo seguia positivo em meio a sinais de alívio no embate tarifário entre EUA e China. Na véspera, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres que consideraria um acordo comercial provisório com a China --um passo que ele disse ter visto em discussão por analistas-- mas afirmou preferir chegar a um acordo mais amplo sobre as questões.

"Há uma instabilidade constante derivada da guerra comercial, mas o viés no geral continua de queda (do dólar). Do outro lado, os investidores continuam atentos a qualquer sinal sobre a postura que o Fed vai adotar sobre os juros em sua reunião", afirmou Karina Garbes, economista e assessora de investimentos do Aplicativo Renda Fixa.

O Departamento do Trabalho divulgou nesta sexta-feira que os preços de importados dos EUA recuaram 0,5% no mês passado, sugerindo que a inflação provavelmente permanecerá moderada, o que poderia permitir ao Federal Reserve reduzir ainda mais a taxa de juros para limitar os danos à economia causados pelas tensões comerciais EUA-China.

O Fed se reunirá nos dias 17 e 18 de setembro para uma decisão de política monetária. Os juros futuros dos EUA indicavam que operadores veem 86,5% de chance de o Fed cortar juros em 0,25 ponto percentual na próxima reunião, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CME Group.

O índice do dólar contra uma cesta de divisas no exterior recuava 0,05%, enquanto moedas emergentes pares do real, como peso mexicano e rand sul-africano, se apreciavam.

Na cena doméstica, o BC vendeu todos os 580 milhões de dólares ofertados em moeda física nesta sexta-feira e negociou ainda todos os 11.600 contratos de swap cambial reverso ofertados --nos quais assume posição comprada em dólar.