IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Autoridade do BCE diz ao Facebook que libra enfrentará verificação rigorosa

Reprodução
Imagem: Reprodução

Marc Jones e Huw Jones

Em Londres (Inglaterra)

17/09/2019 11h14

O membro do conselho do Banco Central Europeu, François Villeroy de Galhau, disse nesta terça-feira que as "stablecoins", como a libra do Facebook, revelam lacunas nas regras da UE e o projeto de pagamentos da gigante de mídia social enfrenta uma abordagem regulatória difícil.

A libra, planejada pelo Facebook, é a mais conhecida das stablecoins, criptomoedas apoiadas por ativos como depósitos em dinheiro tradicionais, títulos do governo de curto prazo ou ouro.

"As 'stablecoins' são bem diferentes de ativos especulativos como o bitcoin. No entanto, os reguladores terão que ficar de olho ao nível global e, acredite, faremos isso", afirmou Villeroy.

O Facebook afirmou que solicitará uma licença como operadora de serviços de pagamento na Suíça, mas isso pode não ser abrangente o suficiente para satisfazer os reguladores.

"Se os emissores de stablecoins também quiserem oferecer serviços bancários, como depósitos, investimentos financeiros e empréstimos, terão de obter uma licença bancária em todos os países onde operam. Caso contrário, essas atividades seriam ilegais", disse Villeroy.

Villeroy disse que fintechs menores não têm recursos para "perturbar" os bancos, mas as "Big Tech" poderiam redefinir fundamentalmente as atividades no sistema financeiro, considerando seu tamanho e alcance.

"Essa nova situação é um grande desafio para reguladores e supervisores", afirmou ele.